sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

rodízio em toda a cidade de são paulo?

sim. é isso que prevê um projeto do vereador ricardo teixeira (psdb). a idéia do novo rodízio (vamos chamar assim) é, além de ampliar a limitação da circulação do centro estendido para a cidade toda, alterar a restrição da movimentação para placas finais pares e ímpares.

para quem não mora em sp, hj, o rodízio funciona em horários considerados de pico (7h às 10h e das 17h às 20h) para, placas de final 1 e 2 nas segundas, 3 e 4 nas terças e assim até chegar as placas com final 9 e 0 nas sextas. ou seja, nestes períodos, as placas correspondentes ao dia estão proibidas de circular no chamado centro estendido.



e como funcionaria o novo rodízio??? a novidade valeria nos horários de pico, das 7h às 8h30 para placas ímpares e das 8h31 às 10h para placas pares. no período da tarde, o esquema funcionaria para placas ímpares, das 17h às 18h30, e pares, das 18h31 às 20h.

o primeiro horário do novo esquema valerá para carros com placas ímpares em anos ímpares, como 2007. o rodízio ficaria invertido nos anos pares, como 2008, quando veículos com placas pares passam a ser impedidos de circular na primeira metade do horário. complicado né?

segundo reportagem da folha de s. paulo, atualmente, apenas 20% da frota fica impedida de circular diariamente no centro expandido.

bom, quando foi instaurado o rodízio vigente hj, a população de sp tb ficou confusa. pior, como egoístas que são, ficaram putos por achar que seu direito de ir e vir estava sendo burlado. alguns até optaram por comprar um segundo carro, o carro do rodízio! sim é um absurdo, mas é a verdade.

bom, na minha opinião, a situação caótica do tráfego em sp em si, já me tira o direito de ir e vir, a não ser que eu queira enfrentar o caos. assim, torço para que este novo esquema funcione bem e torne a vida do paulistano e dos que vivem aqui menos “parada”.

claro que se existisse um sistema de transporte público descente, muitas pessoas não optariam por usar carros, mas isso é assunto para outra discussão!!!

Nenhum comentário: